Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia comparada de quatro isolados de Xanthomonas albilineans em condições in vitro

Processo: 19/05424-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marie-Anne Van Sluys
Beneficiário:Dora Takiya Bonadio
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/17545-8 - Contribuição de genes, genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e micro-organismos: estudo de caso em cana-de-açúcar, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Microbiologia   Cana-de-açúcar   Xanthomonas   Escaldadura da folha   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana de Açúcar | crescimento in vitro | curva de crescimento | escaldadura de folha | proteínas fluorescentes | Microbiologia

Resumo

Xanthomonas albilineans é a bactéria responsável pela doença "escaldadura da folha" em cana-de-açúcar, que pode causar 100% de perda da safra. Sabe-se que existe variação de graus de agressividade entre isolados dessa espécie, porém as causas dessa variação ainda não estão bem elucidadas. Estudos com cepas de locais diferentes do mundo mostram que uma maior colonização da parte aérea das plantas está entre as possíveis causas desta variação, sugerindo que a velocidade de crescimento possa estar relacionada com a severidade da doença. Portanto, sugerimos análises de crescimento in vitro de quatro isolados coletados no estado de São Paulo, dois com alto grau de agressividade da doença e dois com grau brando. Além disso serão feitas alterações da fonte de carbono e adição de extrato de cana-de-açúcar macerada para avaliação da resposta da velocidade de crescimento. Também são propostas análises do crescimento combinado, para a detecção de possível interação entre os isolados. Para tal, será feita a construção e inserção de marcadores de fluorescência para a diferenciação dos isolados. O desenvolvimento deste projeto contribuirá para o conhecimento da biologia da bactéria e também de sua possível relação com a severidade da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, RAQUEL P.; TURRINI, PAULA C. G.; BONADIO, DORA T.; ZERILLO, MARCELO M.; BERSELLI, ARTHUR P.; CRESTE, SILVANA; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Genome Organization of Four Brazilian Xanthomonas albilineans Strains Does Not Correlate with Aggressiveness. MICROBIOLOGY SPECTRUM, v. 11, n. 3, p. 17-pg., . (08/52074-0, 18/23646-7, 19/05424-0, 18/24646-0, 16/17545-8)