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Efeitos socioculturais e puberais no desenvolvimento da unidade e diversidade das funções executivas

Processo: 19/19709-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 10 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Isis Angelica Segura
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/14742-5 - Correlatos neurais eletrofisiológicos da unidade e diversidade das funções executivas, BE.EP.DR
Assunto(s):Cognição   Puberdade   Funções executivas   Brasil   Irã (país)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funções executivas | Puberdade | Sociocultural | Unidade e diversidade | Cognição e puberdade

Resumo

O termo Funções Executivas (FEs) abarca diversas habilidades cognitivas associadas ao conceito de atenção controlada que são responsáveis pela regulação da cognição, pensamento e comportamento e que são associados a desfechos de saúde mental e física. FEs compreendem 3 domínios distinguíveis (inibição, alternância e atualização, que caracterizam a diversidade das FE) que, contudo, compartilham variância (unidade das FEs). Existem controvérsias quanto ao curso do desenvolvimento de FEs durante a adolescência. Fatores que podem explicar as divergência na literatura são: 1) a diversidade de características socioculturais, pois há uma carência de trabalhos que compararam o desempenho em populações de culturas distintas; 2) a ausência de controle da maturação puberal, que rege a maturação de regiões cerebrais envolvidas no desempenho de FEs, diferentemente da idade; 3) o uso de testes não representativos dos domínios executivos ou uso de variáveis impuras, que envolvem várias habilidades cognitivas além de FEs. O objetivo do presente projeto é estudar o desenvolvimento das FEs durante o início da adolescência levando em consideração não só a idade, mas também o desenvolvimento puberal em amostras de dois países, Brasil e Irã. O estudo será transversal e incluirá 300 participantes de 9-15 anos cujos dados já estão sendo coletados com financiamento da FAPESP (projetos 2016/14750-0 e 2017/02816-9). Serão aplicados 2 testes representativos de cada domínio executivo para que se possa gerar variáveis latentes (medidas mais puras de FEs) a serem analisadas com modelos de equações estruturais. Serão avaliados os efeitos da idade, puberdade, sexo, nível socioeconômico e cultura no desenvolvimento das FEs. Os resultados poderão esclarecer qual o papel de fatores socioculturais e biológicos no desenvolvimento de FEs. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEGURA, ISIS ANGELICA; PANJEH, SAREH; COGO-MOREIRA, HUGO; NOURI, ALI; MIRANDA, MONICA CAROLINA; ESMAEILI, FATTANEH; SEYEDI, HELIYA; POMPEIA, SABINE. Fractionation of executive functions in adolescents from Iran: invariance across age and socioeconomic status. CURRENT PSYCHOLOGY, v. N/A, p. 17-pg., . (17/02816-9, 16/14750-0, 19/19709-6)
SEGURA, ISIS ANGELICA; COGO-MOREIRA, HUGO; NOURI, ALI; MIRANDA, MONICA CAROLINA; POMPEIA, SABINE. Cross-Country (Brazil and Iran) Invariance of Fractionation of Executive Functions in Early Adolescence. JOURNAL OF COGNITION AND DEVELOPMENT, v. N/A, p. 21-pg., . (19/19709-6, 17/02816-9, 16/14750-0)