Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes de medicina apresentam níveis mais baixos de atividade física e maior ansiedade do que estudantes de educação física: um estudo transversal conduzido na pandemia COVID-19

Processo: 22/09863-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Lucas Melo Neves
Beneficiário:Lucas Melo Neves
Instituição Sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado à bolsa:20/08869-0 - Sintomas de ansiedade e sintomas de depressão em graduandos de Medicina: verificação da relação com nível de atividade física e tempo do comportamento sedentário, BP.IC
Assunto(s):Coronavirus  Exercício 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coronavirus | Exercise | Sedentary Behavior | Student | university | Psychiatry

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo comparar o tempo de atividade física (AF) [leve (AFL, moderada e vigorosa (AFMV)] e comportamento sedentário (CS) (em dias de semana, fins de semana ou ambos) entre estudantes de medicina (MED) e Educação Física (EF) que realizaram aulas à distância impostas pelo COVID-19. Além disso, comparamos os sintomas de depressão e ansiedade e a qualidade do sono.Métodos: Estudo transversal (272 alunos de MED e 95 de EF). O Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), o Inventário de Beck (Ansiedade, Depressão) e a Qualidade do Sono de Pittsburgh foram usados para avaliar AF e CS, sintomas de ansiedade e depressão e qualidade do sono, respectivamente. Os dados são apresentados em mediana e intervalos interquartílicos 25-75.Resultados: Observamos diferenças estatisticamente significantes entre estudantes de MED e EF para AFMV [MED: 165 minutos por semana (0-360) vs. EF: 420 minutos por semana (180-670), p <0,001], CS Total [MED: 10 horas por dia (8-12) vs. EF: 7 horas por dia (5-10), p <0,001)] e sintomas de ansiedade [MED: 13 pontos (5-23) vs. EF: 6 pontos (2- 16), p <0,001)].Conclusão: Juntos, nossos resultados indicam que os alunos de MED gastam menos tempo em AFMV e mais tempo em CS do que os alunos de EF. Alunos de MED apresentaram pior saúde mental na situação de pandemia imposta pelo COVID-19 comparados a alunos de EF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, BRUNO VIANA; MALDONADO, ALBERTO JIMENEZ; DE ARAUJO, AYRTON OLIVEIRA; NEVES, LUCAS MELO; ROSSI, FABRICIO EDUARDO. Impact of the COVID-19 Lockdown on the Body Composition and Physical Performance of Athletes: A Systematic Review with Meta-Analysis and Meta-Regression. HEALTHCARE, v. 11, n. 16, p. 14-pg., . (21/11351-5, 22/09863-0)