Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

IRDI na Avaliação de Bebês com Problemas de Desenvolvimento Associados ao Autismo

Texto completo
Autor(es):
Nathalia Teixeira Caldas Campana [1] ; Rogério Lerner [2] ; Vinicius Frayze David [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 25, n. 60, p. 85-93, 2015-04-00.
Resumo

Esta pesquisa é um estudo exploratório com o objetivo de investigar contribuições que o protocolo Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) pode trazer para avaliação de bebês que estejam se desenvolvendo em um percurso autístico. Para tanto, foram comparados resultados do IRDI e do Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) em 43 bebês de 18 meses de vida. O estudo demonstrou que dentre os riscos detectados pelo IRDI também está o autismo. A análise estatística aponta para a possibilidade de o eixo Suposição de Sujeito (SS) não diferenciar bebês com problemas de desenvolvimento associados ao autismo daqueles que apresentam um desenvolvimento típico. O eixo Alternância Presença/Ausência (PA) parece ser aquele que mais distingue os dois grupos de bebês. A vinheta clínica demonstra que o IRDI pode ser utilizado como um operador de leitura que auxilia a compreensão de dinâmicas familiares com potencial para orientar intervenções no contexto da saúde pública. (AU)

Processo FAPESP: 09/11840-4 - Detecção precoce de risco para transtornos do espectro de autismo com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil.
Beneficiário:Nathalia Teixeira Caldas Campana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado