Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização de frutos do tangor TMxLP 290 para mercado de fruta fresca

Texto completo
Autor(es):
Camilla de Andrade Pacheco [1] ; Evandro Henrique Schinor [2] ; Fernando Alves de Azevedo [3] ; Marinês Bastianel [4] ; Mariângela Cristofani-Yaly [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico (IAC). Agricultura Tropical e Subtropical
[2] Instituto Agronômico (IAC). Centro APTA Citros Sylvio Moreira
[3] Instituto Agronômico (IAC). Centro APTA Citros Sylvio Moreira
[4] Instituto Agronômico (IAC). Centro APTA Citros Sylvio Moreira
[5] Instituto Agronômico (IAC). Centro APTA Citros Sylvio Moreira
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 36, n. 4, p. 805-812, 2014-12-00.
Resumo

Desde 1997, o Centro APTA Citros Sylvio Moreira/IAC conduz um amplo programa de melhoramento genético de citros via cruzamentos dirigidos. Destes cruzamentos, alguns híbridos de tangerina com laranja vêm sendo selecionados para qualidade de fruta e potenciais novas variedades. Com isso, frutos de um híbrido entre tangor Murcott (TM) e laranja Pera (LP), denominado TMxLP 290, foram submetidos a análises físico-químicas e teste sensorial de aceitabilidade, a fim de avaliar a aceitação de tal variedade pelo mercado consumidor. Foram analisados os parâmetros físico-químicos: sólidos solúveis, acidez total titulável, ratio, rendimento de suco, índice de cor, número de sementes e massa do fruto. Aliado a essas análises, realizou-se o teste sensorial de aceitação com 50 provadores não treinados, que avaliaram a aceitabilidade do fruto e do suco do híbrido TMxLP 290, com o auxílio de uma escala hedônica de nove pontos. As amostras de suco e de fruto foram servidas em copos e pratos descartáveis, respectivamente, à temperatura ambiente e na presença de água potável para lavar o palato entre a degustação de uma amostra e outra. Tais avaliações permitiram constatar que as amostras processadas (suco) e in natura (fruto) apresentaram 84% e 81% de aprovação, respectivamente, evidenciando boa aceitação pelos provadores. Contudo, a intenção de compra por parte do consumidor foi excelente, sendo que 70% dos provadores comprariam o suco e 88% comprariam o fruto. Dessa forma, conclui-se que o híbrido TMxLP 290 é um produto com potencial para atender às expectativas do mercado consumidor. (AU)

Processo FAPESP: 11/18605-0 - Obtenção e avaliação de novas variedades copas e porta-enxertos para citricultura de mesa
Beneficiário:Mariângela Cristofani-Yaly
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 08/57909-2 - Plataforma genômica aplicada ao melhoramento de citros
Beneficiário:Marcos Antonio Machado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático