Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Prevenção da nefrotoxicidade da anfotericina B por meio do uso de fitomedicamentos

Texto completo
Autor(es):
Fábio dos Santos Schlottfeldt ; Sheila Marques Fernandes ; Daniel Malisani Martins ; Priscilla Cordeiro ; Cassiane Dezoti da Fonseca ; Mirian Watanabe ; Maria de Fatima Fernandes Vattimo
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49, n. spe, p. 74-79, Dez. 2015.
Resumo

RESUMO Objetivo Avaliar ação renoprotetora dos flavonoides diosmina e hesperidina na prevenção da nefrotoxicidade da anfotericina B em modelo experimental com ratos. Método Ratos Wistar, adultos, machos foram distribuídos nos seguintes grupos: Salina; diosmina hesperidina (animais receberam 50 mg/kg de diosmina hesperidina em água de bebedouro por dez dias); Anfotericina B (animais receberam 15 mg/kg/dia de anfotericina B intraperitoneal por cinco dias); Anfotericina B+diosmina hesperidina. Foram avaliados função renal, fração de excreção de sódio, potássio e magnésio e os metabólitos oxidativos. Resultados O tratamento com anfotericina B reduziu a função renal, vista peloclearance de creatinina, elevou os marcadores de função tubular como a fração de excreção de sódio, potássio, magnésio e dos metabólitos oxidativos. O pré-condicionamento com diosmina hesperidina elevou o clearance de creatinina e atenuou da lesão tubular e oxidativa. Conclusão A administração de anfotericina B resultou no declínio da função renal com lesão tubular e a diosmina hesperidina demonstrou efeito renoprotetor antioxidante. (AU)

Processo FAPESP: 11/24028-6 - O efeito do inibidor da fosfodiestarese-5 na lesão renal aguda isquêmica em ratos
Beneficiário:Mirian Watanabe
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 13/26560-2 - O contraste radiológico em situações de risco para nefropatia
Beneficiário:Maria de Fatima Fernandes Vattimo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular