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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Escalas de Crenças de Eficácia Pessoal e Coletiva para Educadores: Evidências de Validade

Texto completo
Autor(es):
Daniela Couto Guerreiro Casanova [1] ; Roberta Gurgel Azzi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psico-USF (Impresso); v. 20, n. 3, p. 399-409, 2015-12-00.
Resumo

Resumo Este artigo apresenta o processo de adaptação e de busca de evidências de validade da escala de Autoeficácia Docente, versão curta, e da escala de Crença Coletiva Escolar. Após o processo de adaptação semântico-cultural, este estudo contou com a participação de 380 educadores da rede estadual de São Paulo. A escala de Autoeficácia Docente, composta por 12 itens, organizou-se em três fatores. A escala de School Collective Efficacy, composta por 12 itens, estruturou-se em dois fatores. Tais adaptações, por meio da análise fatorial exploratória, mantiveram as estruturas fatoriais semelhantes às escalas originais e demonstraram boas evidências relativas à explicação da variância e à consistência interna. A validade convergente foi verificada por meio da correlação significativa entre a autoeficácia e a eficácia coletiva. A validade de critério foi constatada por meio das correlações significativas entre essas crenças e o desempenho escolar. Sugere-se ampliar a amostra para confirmar tais resultados. (AU)

Processo FAPESP: 10/51657-1 - Crencas de eficacia de gestores escolares e de docentes no ensino medio paulista
Beneficiário:Daniela Couto Guerreiro Casanova
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado