Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sobressemeadura de soja com Urochloa ruziziensis e a cultura do milho em rotação

Texto completo
Autor(es):
Núbia Maria Correia [1] ; Leonardo José Petean Gomes [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Embrapa Hortaliças - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 50, n. 11, p. 1017-1026, 2015-11-00.
Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a sobressemeadura de soja com Urochloa ruziziensis, quanto à capacidade de produção de matéria seca pela forrageira, à infestação de plantas daninhas e ao desenvolvimento da cultura do milho em rotação, no sistema plantio direto. O experimento foi desenvolvido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, em arranjo fatorial 2 x 5 + 1. Avaliou-se a sobressemeadura com U. ruziziensis, em dois estádios de desenvolvimento da soja (R6 e R8) e cinco quantidades de sementes: 200, 400, 600, 800 e 1.000 pontos de valor cultural (PVC). Como testemunha, manteve-se um tratamento sem sobressemeadura. A sobressemeadura de 200 PVC de U. ruziziensis, nos estádios R6 ou R8 da soja, resulta na formação de palha em quantidade suficiente para o sistema plantio direto, além de beneficiar o controle de plantas daninhas na cultura do milho em rotação. Porém, em quantidade elevada, a palha de U. ruziziensis sobre o solo afeta a altura e a produção de grãos de milho. (AU)

Processo FAPESP: 10/18286-0 - Sobressemeadura de soja com gramíneas e leguminosas forrageiras e os efeitos na cultura do milho em rotação no sistema de plantio direto
Beneficiário:Núbia Maria Corréia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular