Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Distribuição das comunidades de Arquéias e Bactérias em um reservatório subtropical.

Texto completo
Autor(es):
Laís Américo Soares [1] ; André Cordeiro Alves Dos Santos [2] ; Iolanda Cristina Silveira Duarte [3] ; Emiliana Manesco Romagnoli [4] ; Maria do Carmo Calijuri [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Humanas e Biológicas - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Humanas e Biológicas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 27, n. 4, p. 411-420, 2015-12-00.
Resumo

Resumo: Objetivo As comunidades microbianas desempenham papel crucial nos processos ambientais como na mineralização de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes em ambientes aquáticos. No entanto, apesar da importância ecológica de archaea e bactéria em ambientes aquáticos, a estrutura destas comunidades permanece pouco estudada. Métodos Neste sentido, nos avaliamos a riqueza e densidade de archaea e bactéria na coluna d’água e no sedimento do reservatório de Itupararanga e avaliamos as relações entre os fatores bióticos e abióticos. Para tanto, amostragens foram realizadas em cinco profundidades na região próxima a barragem e em três profundidades no ponto da entrada. Resultados A partir de PCR-DGGE observou-se que ambas as comunidades distribuíram-se ao logo dos pontos de amostragem, mesmo em condições com presença de oxigênio. Conclusões A densidade bacterianas, avaliada por qPCR foi maior do que a de archaea, provavelmente devido a maior plasticidade metabólica desses microrganismos. (AU)

Processo FAPESP: 08/55636-9 - Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP)
Beneficiário:Maria do Carmo Calijuri
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático