Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto do sistema de campo livre dinâmico na voz do professor: estudo de caso

Texto completo
Autor(es):
Aline Duarte da Cruz [1] ; Kelly Cristina Alves Silvério [2] ; Vanessa Veis Ribeiro [3] ; Regina Tangerino de Souza Jacob [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 18, n. 5, p. 1260-1270, 2016-10-00.
Resumo

RESUMO Este estudo teve como tema avaliar o efeito do sistema de campo livre dinâmico, em um período do dia, nos sintomas vocais e na qualidade vocal de uma professora em sala de aula. Relato de caso clínico de uma professora de 44 anos, que atuava na função há 23 anos, e lecionava na mesma sala no período matutino e vespertino. A professora utilizou um sistema de amplificação em campo livre dinâmico durante um dos períodos do dia por aproximadamente três meses. Foi realizada avaliação diária da ocorrência dos sintomas no trato vocal, e da intensidade deles antes e após a aula; análise perceptivo-auditiva e acústica da voz antes e após o período de observação, e aplicação de um questionário de autopercepção sobre o uso do sistema de campo livre dinâmico, ao final do período de observação. Os dados foram analisados descritivamente e por meio do teste de Wilcoxon (p=0,05). Observou-se diminuição da intensidade do sintoma "secura" ao final da aula, e menor ocorrência de sintomas vocais com a utilização do sistema de campo livre dinâmico, além de melhora em parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos da voz após o período de observação, e do relato de pontos positivos pela professora quanto ao uso de sistema de campo livre dinâmico. No caso estudado, o uso do sistema de campo livre dinâmico, em um dos períodos do dia, foi efetivo na diminuição dos sintomas e na melhora na qualidade vocal perceptivo-auditiva e acústica. (AU)

Processo FAPESP: 12/08053-3 - Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional
Beneficiário:Aline Duarte da Cruz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 12/07796-2 - Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional
Beneficiário:Regina Tangerino de Souza Jacob
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular