Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Determinação da interceptação pela serrapilheira em área de Cerrado sensu stricto

Texto completo
Autor(es):
Lívia Malacarne Pinheiro Rosalem [1] ; Jamil Alexandre Ayach Anache [2] ; Edson Wendland [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: RBRH; v. 23, 2018-08-06.
Resumo

RESUMO Devido principalmente à dificuldade em medir diretamente a interceptação pela serrapilheira, muitos trabalhos empíricos sobre balanço hídrico em florestas têm desconsiderado essa componente. A fim de avaliar a magnitude da interceptação pela serrapilheira em uma área de Cerrado sensu stricto, foi realizada uma estimativa do volume interceptado a partir de equações de dois parâmetros da serrapilheira (Cmax e Cmin), obtidas a partir de ensaios em laboratório, e do monitoramento da quantidade de serrapilheira. As estimativas obtidas de interceptação pela serrapilheira para os anos de 2015 e 2016 foram comparadas com os valores calculados de evapotranspiração e de precipitação interna da área de estudo. O volume total interceptado pela serrapilheira correspondeu em média a 13,4% da precipitação interna e 8,5% da precipitação total. Em relação à evapotranspiração total anual, a evaporação do volume interceptado pela serrapilheira correspondeu em média a 10,3% (122 mm) desse total. A interceptação da serrapilheira para áreas como as de Cerrado sensu stricto pode ter impacto significativo no balanço hídrico. Isso evidencia a necessidade de medições diretas da interceptação pela serrapilheira, possibilitando determinações mais precisas da partição da precipitação nessas áreas florestais. (AU)

Processo FAPESP: 15/03806-1 - Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani
Beneficiário:Edson Cezar Wendland
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Temático