Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ANÁLISE HIDROLÓGICA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

Texto completo
Autor(es):
Paulo Cesar ROCHA [1] ; Aline Aparecida dos SANTOS [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Paulista State University. Phd in Environmental Sciences - Brasil
[2] Paulista State University - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Mercator (Fortaleza); v. 17, 2018-12-17.
Resumo

RESUMO Este trabalho aborda o comportamento hidrológico nas bacias dos rios Aguapeí e Peixe, que drenam parte da região do Planalto Ocidental Paulista, Brasil. Foi avaliada a variação espacial da produção hídrica por unidade de área nas bacias hidrográficas, tomando-se como referencia diferentes períodos hidrológicos da série histórica de dados. Para tanto, foram considerados o regime hidrológico dos rios e a área de drenagem associada às estações de amostragem. A obtenção do regime fluviométrico e períodos hidrológicos foram baseados em dados diários, mensais e anuais de séries históricas. O índice de vazão específica média foi determinado pela razão entre a vazão média em uma dada seção de medição e a respectiva área de drenagem. Os resultados revelam alterações nos padrões espaciais da Qe. As estações situadas no alto curso das bacias apresentaram maior variabilidade nos dados nos três períodos hidrológicos, o que era esperado. O aumento da produção específica hídrica em determinados períodos hidrológicos pode intensificar os processos erosivos laminares e lineares, o que pode ser um problema a mais para áreas de manejo inadequado da terra. (AU)

Processo FAPESP: 12/06637-8 - Análise espaço-temporal do escoamento fluvial das bacias hidrográficas dos rios aguapeí e peixe
Beneficiário:Lucinete Ferreira de Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado