Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Padronização da técnica imunoenzimática do ELISA de captura, no sistema avidina-biotina para a identificação de sangue ingerido por Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Lutz & Neiva, 1912)

Texto completo
Autor(es):
Ana Maria Marassá [1] ; Cleide Aschenbrenner Consales [2] ; Eunice Aparecida Bianchi Galati [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Adolfo Lutz
[2] Instituto Pasteur
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; v. 37, n. 6, p. 441-446, 2004-12-00.
Resumo

A identificação de sangue ingerido pelos insetos é um importante parâmetro para elucidar aspectos ligados à transmissão de zoonoses, dentre elas, as leishmanioses. Dos métodos empregados para esclarecer a atração de vetores por animais que possam atuar como reservatórios dessas parasitoses, destacam-se os imunológicos. O estudo teve como objetivo, padronizar a técnica imunoenzimática de captura e titular amostras de sangue ingerido em fêmeas de flebotomíneos ingurgitadas de Lutzomyia longipalpis criadas em laboratório e alimentadas experimentalmente em rato. Em vista da alta sensibilidade, favorecida pelo sistema avidina-biotina, foi possível a realização de pelo menos noventa testes, de cada uma das amostras em duplicata, e constatar a presença de sangue para todas as amostras com períodos de 12 e 24 horas pós-ingestão, observando-se diferença significativa entre os respectivos títulos. (AU)

Processo FAPESP: 00/06811-0 - Phlebotominae (Diptera, Psychodidae) de cavernas e de seus ecossistemas adjacentes, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil: identificação da fauna e estudo da bio-ecologia das populações
Beneficiário:Eunice Aparecida Bianchi Galati
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular