Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O cinema e a imagem verdadeira

Texto completo
Autor(es):
Marina Soler Jorge [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARS (São Paulo); v. 11, n. 22, p. 98-121, 2013-12-00.
Resumo

Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema. (AU)

Processo FAPESP: 10/11098-3 - Sociologia da cinefilia: a mostra internacional de cinema de São Paulo e seu público
Beneficiário:Marina Soler Jorge
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular