Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos

Texto completo
Autor(es):
Larissa Cristina Berti ; Alessandra Pagliuso [2] ; Francine Lacava
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 14, n. 3, p. 305-314, 2009-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Elaborar um instrumento de avaliação da fala de crianças, que contemple todos os fonemas consonantais do Português Brasileiro, para viabilizar o uso de uma metodologia instrumental. MÉTODOS: A escolha das palavras foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, pesquisados no banco de dados fônico-lexicais - CETENFolha, relativos: à classe gramatical, ao número de sílabas, ao acento e ao padrão silábico a partir da ocorrência das palavras-tipo. RESULTADOS: Com base nos critérios linguísticos o instrumento foi composto por 96 palavras que contemplavam pelo menos três ocorrências de todos os fonemas consonantais do PB que acompanhavam as vogais /i,a,u/ na posição acentuada. Dentre as palavras do instrumento houve a prevalência de substantivos dissílabos paroxítonos. Quanto ao padrão silábico, 57 palavras iniciavam com padrão silábico simples e 39 palavras envolviam a produção de padrão silábico complexo. CONCLUSÃO: O presente trabalho não só forneceu critérios linguísticos para elaboração de instrumentos de avaliação de produção e/ou percepção de fala, como também disponibilizou um instrumento de avaliação de fala para uso de uma metodologia instrumental para o campo da Fonoaudiologia. (AU)

Processo FAPESP: 06/61816-4 - Produção e percepção da fala na aquisição incompleta de contrastes fônicos em crianças falantes do português brasileiro
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores