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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico

Texto completo
Autor(es):
Giseli Donadon Germano [1] ; Fábio Henrique Pinheiro [2] ; Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula [3] ; Maria Dalva Lorencetti [4] ; Simone Aparecida Capellini [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista
[2] Universidade Estadual Paulista
[3] Universidade Estadual Paulista
[4] Universidade Estadual Paulista
[5] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Fonoaudiologia
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 14, n. 5, p. 799-807, 2011-12-13.
Resumo

OBJETIVOS: caracterizar o desempenho em provas de consciência fonológica, de nomeação rápida e de leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Marília-SP, com faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, divididos em GI (10 escolares com o diagnóstico interdisciplinar de dislexia secundária a retardo mental leve) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo e faixa etária com o GI). Os escolares foram submetidos à Prova de Consciência Fonológica, à Prova de Leitura e Escrita e à Prova de Nomeação Automatizada Rápida. RESULTADOS: houve diferença significante em relação ao desempenho dos escolares nas provas silábicas e fonêmicas, na prova de leitura e escrita e na prova de nomeção rápida; os escolares de GII apresentaram melhor desempenho que os escolares de GI. CONCLUSÃO: houve relação entre os achados de velocidade de nomeação, leitura oral e escrita sob ditado, sendo relacionados ao déficit fonológico, à característica cognitivo-linguística do GI e à interferência da falta de instrução direta da correspondência grafofonêmica em situação de atividades acadêmicas para ambos os grupos. (AU)

Processo FAPESP: 05/50277-2 - Avaliação da atenção, da consciência fonológica e da leitura e escrita em escolares com deficiência mental
Beneficiário:Michela Cristina de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica