Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O Papel das Habilidades Sociais na Ansiedade Social em Estudantes Universitários

Texto completo
Autor(es):
Alessandra Turini Bolsoni-Silva [1] ; Sonia Regina Loureiro [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 24, n. 58, p. 223-232, 2014-05-00.
Resumo

A ansiedade social é um dos problemas mais frequentes de saúde mental, não havendo consenso quanto à relação entre habilidades sociais e ansiedade. Objetivou-se comparar os indicadores comportamentais de habilidades sociais apresentados por universitários com ansiedade social em relação a um grupo não clínico e verificar o valor preditivo das habilidades sociais para a ansiedade social. Participaram do estudo 288 estudantes universitários, 144 com Transtorno de Ansiedade e 144 não clínicos. Procedeu-se à avaliação das habilidades sociais pelos instrumentos Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários-QHC e IHS-Del-Prette. Os indicadores de saúde mental foram avaliados por instrumentos de rastreamento e diagnóstico. Por meio de análises multivariadas constatou-se associação entre habilidades sociais e ansiedade, destacando-se o falar em público, potencialidades, dificuldades e escore total de habilidades sociais como preditores de ansiedade social, o que contribuiu para evidenciar os recursos e as dificuldades que contribuem para tal. (AU)

Processo FAPESP: 11/11776-4 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes
Beneficiário:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular