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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Programa online de triagem do processamento auditivo central em escolares (audBility): investigação inicial

Texto completo
Autor(es):
Maria Isabel Ramos do Amaral [1] ; Nádia Giulian de Carvalho [2] ; Maria Francisca Colella-Santos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Centro de Investigação em Pediatria - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Centro de Investigação em Pediatria - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Centro de Investigação em Pediatria - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 31, n. 2 2019-04-01.
Resumo

RESUMO Objetivo estudar a versão inicial de um novo programa online de triagem do processamento auditivo em escolares: “audBility”. A partir da aplicação em crianças com bom desempenho escolar, a pesquisa teve como objetivo específico analisar o desempenho em cada tarefa, nível de dificuldade por faixa etária, tempo de aplicação, gerenciamento dos dados e propor ajustes e melhorias para a versão final, a qual posteriormente deverá ser validada em pesquisas futuras. Método participaram 43 escolares com idades entre 8 e 11 anos e bom desempenho escolar. O programa avalia as habilidades auditivas de localização sonora, escuta dicótica competitiva (dígitos e dissílabos), integração binaural, figura-fundo, fechamento auditivo, resolução e ordenação temporal, além de um questionário de autopercepção direcionado aos escolares, baseado no instrumento “Scale of Auditory Behaviors .” Resultados o escore médio obtido no questionário foi de 44,75 ± 6,3 pontos. A partir do desempenho em cada atividade, foram realizadas melhorias no teste de fechamento auditivo e temporais; redução e definição do protocolo de pesquisa para adequar o tempo de aplicação. Observou-se a necessidade de dois módulos, divididos para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos, e o acréscimo de duas versões do questionário, direcionados para os pais e professores. Conclusão o desenvolvimento do audBility é um avanço na área do processamento auditivo e triagem escolar. A validação do audBility está sendo realizada com o aumento da amostra e comparação com a bateria diagnóstica. Os resultados iniciais possibilitaram o desenvolvimento da versão final do protocolo a ser utilizado no estudo de validação. (AU)

Processo FAPESP: 16/23718-2 - Triagem do processamento auditivo em escolares: validação de um programa online
Beneficiário:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular