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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Trevizan GUERRA [1] ; Lady Anny Araújo do Espírito SANTO [2] ; Romariz da Silva BARROS [3] ; Ana Cláudia Moreira ALMEIDA-VERDU [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Psicologia - Brasil
[2] Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Brasil
[3] Universidade Federal do Pará. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino. Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Departamento de Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. espec.; v. 25, n. 4, p. 691-708, 2019-11-25.
Resumo

RESUMO: A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático