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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL PARA CRIANÇAS (MMC): EVIDÊNCIA DE VALIDADE PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Texto completo
Autor(es):
Larissa de Souza Salvador [1] ; Ricardo Moura [2] ; Fernanda Oliveira Ferreira [3] ; Peterson Marco Oliveira Andrade [4] ; Maria Raquel Santos Carvalho [5] ; Vitor Geraldi Haase
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of Minas Gerais. Graduate Program in Children’s and Adolescents Health - Brasil
[2] University of Brasília. Institute of Psychology. Department of Basic Psychological Processes - Brasil
[3] Federal University of Juiz de Fora. Department of Basic Sciences - Brasil
[4] Federal University of Juiz de Fora. Department of Physiotherapy - Brasil
[5] Federal University of Minas Gerais. Institute of Biological Sciences. Department of General Biology - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 13, n. 4, p. 427-435, 2019-12-09.
Resumo

RESUMO Mini-exame mental para crianças (MMC) é uma ferramenta amplamente utilizada para avaliar déficits cognitivos globais, no entanto, ainda é desconhecido se a MMC é sensível para investigar perfis cognitivos associados a dificuldades de aprendizagem. Objetivo: Aqui nós investigamos a viabilidade de usar MMC para triagem de crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem em ortografia e matemática. Métodos: MMC e outros testes neuropsicológicos foram administrados em uma amostra de 168 crianças de 7 a 12 anos de idade. A amostra foi subdividida em um Grupo Controle e um grupo LD (dificuldade na matemática, na escrita, ou na escrita e na matemática). A acurácia diagnóstica foi analisada através de uma análise de curva ROC. A validade convergente e divergente foi investigada através de análises de correlações. Resultados: A performance no MMC foi associada com a inteligência não verbal, idade e desempenho escolar. O grupo LD apresentou desempenho significativamente inferior ao Grupo Controle no MMC. A performance no MMC pôde identificar crianças LD com uma acurácia global em torno de 0.80. As associações entre MMC e outras variáveis neuropsicológicas foram maiores para gnosias digitais (r=0.40) e em geral, mais altas nas séries iniciais. O MMC se mostrou satisfatório para identificar crianças LD com uma boa acurácia. A inteligência não verbal, habilidades perceptivas/motoras tem um importante papel na performance no MMC. Conclusão: O MMC pode ser um instrumento útil para o rastreamento de crianças com LD. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático