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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual

Texto completo
Autor(es):
Ailton Barcelos da Costa [1] ; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil [2] ; Nassim Chamel Elias [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Brasil
[2] UFSCar. Departamento de Psicologia - Brasil
[3] UFSCar. Departamento de Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 25, n. 4, p. 1047-1065, 2019-12-20.
Resumo

Resumo: O estudo teve o objetivo de ensinar frações unitárias e não unitárias para três adolescentes com deficiência visual, empregando tentativas discretas, instruções orais e reforçamento diferencial em um delineamento do tipo A-B com follow up. O procedimento consistiu do levantamento do repertório de entrada, intervenção e sondas de aprendizagem. Na intervenção, empregaram-se materiais concretos e instruções orais com e sem dicas. A manutenção da aprendizagem foi avaliada 30 dias após o encerramento da intervenção. Na linha de base, os participantes identificaram igualdade, diferença e metade de quatro e seis peças. Na intervenção, as atividades relativas à metade/terço/quarto de quantidade superior a dez unidades foram realizadas ao final do período. A verificação da manutenção da aprendizagem foi bem-sucedida para os participantes. A adaptação de materiais concretos e instruções permitiram o domínio de tarefas de produção de frações. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático