Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ultrassonografia diafragmática: uma revisão de seus aspectos metodológicos e usos clínicos

Texto completo
Autor(es):
Pauliane Vieira Santana ; Leticia Zumpano Cardenas ; André Luis Pereira de Albuquerque ; Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho [4] ; Pedro Caruso
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia; v. 46, n. 6 2020-11-20.
Resumo

RESUMO O diafragma é o principal músculo da respiração e age de forma contínua e ininterrupta para mantê-la. Muitas patologias podem causar disfunção diafragmática, que é geralmente subdiagnosticada na prática clínica em virtude de sua apresentação inespecífica. Embora várias técnicas tenham sido usadas na avaliação da função diafragmática, o diagnóstico de disfunção diafragmática ainda é problemático. A ultrassonografia diafragmática ganhou importância em virtude de suas muitas vantagens: não é invasiva, não expõe os pacientes à radiação, está amplamente disponível, fornece resultados imediatos, é altamente precisa e é repetível à beira do leito. Vários autores descreveram técnicas ultrassonográficas para avaliar a excursão e o espessamento diafragmático na zona de aposição. Estudos recentes propuseram a padronização dos métodos. Este artigo de revisão analisa a utilidade da ultrassonografia na avaliação da função diafragmática, abordando os detalhes da técnica, os principais achados e as aplicações clínicas. (AU)

Processo FAPESP: 12/18404-8 - Avaliação da musculatura ventilatória ins e expiratória nas doenças respiratórias
Beneficiário:Pauliane Vieira Santana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto