Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Frúrion: história e arqueologia de uma palavra

Texto completo
Autor(es):
Viviana Lo Monaco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História; v. 39, 2020-10-05.
Resumo

Resumo: As antigas cidades sículas e sicânias, que entraram em contato com os apoikoi a partir do final do século VIII a.C., em muitos casos, na literatura histórica e arqueológica, assumiram o nome de frúria. Mas qual é o significado que os pesquisadores atribuem a essa palavra? É possível que, ao escolher esta definição, as interpretações das dinâmicas do contato sejam inevitavelmente filtradas através de um olhar helenocentrista? O objetivo desta pesquisa é analisar diferentes formas nas quais o substantivo “frúrion” tem sido e ainda é utilizado na produção científica, desde as antigas fontes textuais até a literatura da pesquisa arqueológica. O nosso é um convite para refletir sobre a agência das palavras no discurso científico e até que ponto nós, estudiosos da antiguidade, somos influenciados pelo vocabulário do “colonialismo” grego na interpretação da cultura material e das sociedades do passado. (AU)

Processo FAPESP: 15/03580-3 - Redes de interação entre gregos e não gregos: os frúria de fronteira na hinterlândia da Sicília grega
Beneficiário:Viviana Lo Monaco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Processo FAPESP: 20/04324-9 - História (São Paulo)
Beneficiário:Paulo Cesar Goncalves
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico