Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de interação entre gregos e não gregos: os frúria de fronteira na hinterlândia da Sicília grega

Processo: 15/03580-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 03 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Borba Florenzano
Beneficiário:Viviana Lo Monaco
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25824-4 - Um estudo da paisagem no território da Sicília centro-meridional e o estudo de caso de Purtedda du Tauro (Caltanissetta, Sicília), BE.EP.DD
Assunto(s):Gregos   Grécia Antiga   Urbanismo   Territorialidade   Moeda (economia)

Resumo

O propósito desta pesquisa é investigar as formas, as funções e a continuidade de fruição dos centros que foram pontos focais de encontro entre gregos e não-gregos nos territórios de fronteira da khóra e do mundo da Sikanía: os frúria. Com o termo frúrion (φρούριον, ου) a literatura científica indica uma fortificação apta a proteger um centro habitacional e seu território. Os centros definidos frúria normalmente encontram-se em territórios fronteiríços ou de uma certa importância estratégica caraterizados por trânsitos/movimentos de vária natureza. A finalidade última do trabalho será compreender melhor, por meio da observação, da análise e da sistematização dos dados materias e das fontes literárias, a rede de conexão entre os frúria da Sicília centro-meridional e, logo, as formas de interação entre gregos e não-gregos, entre a khóra grega e o território indígena da Sicília entre os séculos VII-IV a.C. Entre a documentação material, serão analisados sobretudo os vestígios arquitetônicos e urbanísticos e a distribuição dos achados monetários. Também, tentaremos traçar um mapa das vias terrestres internas da ilha para determinar o sistema de comunicação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVIANA LO MONACO. Phrourion: History and Archaeology of a Word. História, v. 39, p. -, 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONACO, Viviana Lo. Redes de interação entre gregos e não gregos: os frúria da hinterlândia da Sicília grega. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.