Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Face-to-Face Still-Face: Comparação entre Comportamentos Interativos de Bebês Nascidos a Termo e Prematuros

Texto completo
Autor(es):
Taís Chiodelli [1] ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues [2] ; Veronica Aparecida Pereira [3] ; Pedro Lopes dos Santos [4] ; Marina Fuertes [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[3] Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil
[4] Universidade do Porto - Portugal
[5] Instituto Politécnico de Lisboa - Portugal
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 31, 2020-12-11.
Resumo

Resumo Estudos têm apresentado diferenças nos comportamentos de autorregulação de bebês quando considerada a idade gestacional. Este estudo teve por objetivo comparar comportamentos interativos de bebês nascidos a termo e prematuros segundo paradigma experimental do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Trinta bebês nascidos prematuros e trinta a termo foram observados no procedimento experimental do FFSF que consiste na exposição do bebê a dois episódios de interação com a mãe e a um episódio em que se interrompe a interação. Utilizou-se uma adaptação do Sistema de Codificação e de Análise dos Comportamentos Infantis Expressos no Still-Face para analisar os comportamentos interativos dos bebês. Diferenças significativas foram observadas nos comportamentos de autorregulação. Todos os bebês apresentaram o efeito still-face e de recuperação e os bebês a termo apresentaram o efeito carry-over. Os resultados contribuem para o planejamento de intervenções que auxiliem as mães a promoverem interações diádicas mais positivas. (AU)

Processo FAPESP: 14/10653-4 - Temperamento e prematuridade: influências sobre a interação mãe-bebê
Beneficiário:Taís Chiodelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado