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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Phrases in noise test (PINT) Brasil: efetividade do teste em crianças com deficiência auditiva

Texto completo
Autor(es):
Regina Tangerino de Souza Jacob [1] ; Camila Oliveira e Souza [2] ; Bruna Camilo Rosa [3] ; Larissa Germiniani dos Santos [4] ; Elaine Cristina Moreto Paccola [5] ; Bianca Gonçalves Alvarenga [6] ; José Roberto Pereira Lauris [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo (USP). Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Divisão de Saúde Auditiva - Brasil
[4] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade de São Paulo (USP). Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Divisão de Saúde Auditiva - Brasil
[6] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[7] Universidade de São Paulo (USP), ,. Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; v. 87, n. 2, p. 164-170, 2021-05-24.
Resumo

Resumo Introdução: Uma das principais implicações da deficiência auditiva é a dificuldade na percepção dos sons da fala, sobretudo em ambientes ruidosos. Dessa forma, o sistema de frequência modulada é considerado uma importante ferramenta educacional para crianças com deficiência auditiva, pois promove a melhoria da percepção da fala em ambientes acusticamente desfavoráveis, como em sala de aula. Entre o protocolo de verificação desse dispositivo é indicada a avaliação da percepção da fala no ruído. Objetivo: Verificar a efetividade do teste de percepção da fala no ruído Phrases in Noise Test Brasil em crianças com deficiência auditiva adaptadas com o sistema frequência modulada. Método: Estudo de corte transversal. A amostra incluiu 40 indivíduos, dos 4 anos até os 11 anos e 11 meses, distribuídos em 4 grupos: (1) 10 crianças normo-ouvintes; (2) 13 crianças adaptadas com aparelho de amplificação sonora individual e com sistema frequência modulada; (3) 12 crianças usuárias de implante coclear e adaptadas com sistema de frequência modulada; e (4) 5 crianças com diagnóstico de desordem do espectro da neuropatia auditiva, adaptadas com aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear e com sistema de frequência modulada. Foi usado o Phrases in Noise Test Brasil para avaliar a percepção da fala no ruído nas condições sem e com o sistema frequência modulada. Para a análise estatística dos dados foi adotado nível de significância de 5% (p < 0,05). Resultados: Obteve-se uma diferença significativa entre os grupos quando avaliados com o sistema frequência modulada. O teste também foi validado por meio das medidas de validação concorrente e convergente. O Phrases in Noise Test Brasil é uma opção viável para o acompanhamento do desempenho auditivo no ruído em diferentes grupos de crianças com deficiência auditiva. Conclusão: O Phrases in Noise Test Brasil foi efetivo para avaliar a percepção de fala no ruído e pode contribuir para o aprimoramento dos protocolos de indicação, adaptação e acompanhamento do uso do sistema frequência modulada. (AU)

Processo FAPESP: 13/10283-0 - Phrases in noise test (PINT): adaptação cultural para o Português Brasileiro e aplicabilidade na avaliação do Sistema de Frequência Modulada (FM)
Beneficiário:Larissa Germiniani dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado