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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Intervenção em habilidades sociais e bullying

Texto completo
Autor(es):
Jorge Luiz da Silva [1] ; Wanderlei Abadio de Oliveira [2] ; Diene Monique Carlos [3] ; Elisangela Aparecida da Silva Lizzi [4] ; Rafaela Rosário [5] ; Marta Angélica Iossi Silva [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Franca - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[4] Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil
[5] Universidade do Minho. School of Nursing - Portugal
[6] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 71, n. 3, p. 1085-1091, 2018-06-00.
Resumo

RESUMO Objetivo: Verificar se a melhoria de habilidades sociais reduz a vitimização por bullying em estudantes do 6º ano escolar após 12 meses da finalização da intervenção. Método: Estudo de intervenção quase-experimental com 78 estudantes vítimas de bullying. Realizou-se uma intervenção cognitivo comportamental baseada em habilidades sociais com o grupo intervenção. As oito sessões realizadas enfocaram habilidades de civilidade, fazer amizades, autocontrole e expressividade emocional, empatia, assertividade e solução de problemas interpessoais. Os dados foram analisados mediante regressão de Poisson com efeito aleatório. Resultado: O grupo da intervenção melhorou significativamente as habilidades sociais. A vitimização reduziu-se significativamente em ambos os grupos (intervenção e comparação), porém, em maior quantidade no grupo intervenção. Conclusão: As habilidades sociais são importantes em intervenções antibullying e podem fundamentar intervenções intersetoriais na área da saúde, visando favorecer o empoderamento das vítimas mediante a melhoria de suas interações sociais e qualidade de vida na escola. (AU)

Processo FAPESP: 13/22361-5 - Treinamento de Habilidades Sociais como estratégia de enfrentamento do bullying: intervenção e empoderamento
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 15/01794-6 - Aumentando a competência social e combatendo o bullying: efeitos de uma intervenção em habilidades sociais
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado