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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018)

Texto completo
Autor(es):
Carmen Sylvia Vidigal Moraes [1] ; Elydimara Durso dos Reis [2] ; Felipe Alencar [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Bras. Educ.; v. 27, 2022-02-28.
Resumo

RESUMO O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação. (AU)

Processo FAPESP: 18/09983-0 - Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular