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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização das barreiras e facilitadores para alimentação adequada e saudável no ambiente alimentar do consumidor

Texto completo
Autor(es):
Camila Aparecida Borges [1] ; Kamila Tiemann Gabe [2] ; Daniela Silva Canella [3] ; Patricia Constante Jaime [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[3] Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 37, 2022-02-23.
Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar potenciais barreiras e facilitadores para alimentação saudável no ambiente alimentar do consumidor e analisar a associação com diferentes tipos de estabelecimentos comerciais tendo como referencial teórico o Guia Alimentar para a População Brasileira. Estudo transversal realizado no Município de Jundiaí, São Paulo, Brasil, com auditoria do ambiente alimentar do consumidor realizada em 650 comércios varejistas. Foram identificados barreiras e facilitadores das escolhas alimentares saudáveis no ambiente interno dos comércios. Análise fatorial foi utilizada para estimar fatores que caracterizassem o ambiente segundo barreiras e facilitadores. Regressão linear foi utilizada para avaliar a associação entre os fatores e as diferentes categorias de estabelecimentos. A maioria dos estabelecimentos tinham venda prioritária de ultraprocessados. Do total de comércios estudados, 75,9% disponibilizavam bebidas açucaradas; 37% arroz, feijão e 30% frutas e hortaliças. O primeiro fator caracterizou-se pela presença tanto de barreiras quanto de facilitadores (fator misto), o segundo fator caracterizou-se por mais facilitadores e o terceiro por maior presença de barreiras no ambiente do consumidor. Supermercados foram associados positivamente com os três fatores (valor de p < 0,001). Os sacolões/hortifrutis públicos e privados, os mercados de bairro tiveram associação positiva com o fator mais facilitadores (valor de p < 0,001). Os mercados e padarias se associaram positivamente ao fator mais barreiras (valor de p < 0,001). Os padrões que caracterizam barreiras e facilitadores para alimentação saudável diferem de forma significativa segundo tipos de comércios. (AU)

Processo FAPESP: 16/12766-6 - Intervenções no ambiente de varejo de alimentos: superando o obstáculo informação para a promoção de uma alimentação adequada e saudável no nível local
Beneficiário:Camila Aparecida Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado