Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL IMERSIVO PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ROTAS EM IDOSOS

Texto completo
Autor(es):
Michelle Didone dos Santos [1] ; Juliana Magalhães da Silva [2] ; Raquel Quimas Molina da Costa [3] ; Larissa Alamino Pereira de Viveiro [4] ; Emerson Galves Moretto [5] ; Roseli de Deus Lopes [6] ; Sonia Maria Dozzi Brucki [7] ; José Eduardo Pompeu [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurologia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade Politécnica. Departamento de Engenharia - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade Politécnica. Departamento de Engenharia - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurologia - Brasil
[8] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 16, n. 2, p. 220-227, 2022-04-29.
Resumo

RESUMO. Orientação espacial é a capacidade de encontrar um caminho em um ambiente, seguir rotas familiares, reconhecer lugares e aprender novas rotas. A desorientação espacial é um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer, e a avaliação cognitiva tradicional carece de validade ecológica. Diante disso, novos métodos de avaliação são necessários para a identificação precoce desse comprometimento cognitivo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo comparar a aplicabilidade e a estabilidade de um sistema de realidade virtual imersivo desenvolvido para avaliar a aprendizagem de rotas entre idosos com e sem comprometimento cognitivo leve (CCL). Métodos: Participaram do estudo 43 idosos: 22 sem CCL e 23 com CCL. A aplicabilidade foi avaliada por meio do registro de eventos adversos e pela sensação de presença relatados. O teste de Mann-Whitney foi aplicado para comparar a aplicabilidade da tarefa SOIVET-Route entre idosos com e sem CCL. A estabilidade da tarefa em curto e longo prazo foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Resultados: A idade média dos participantes foi de 71,4 anos (desvio padrão — DP=5,5). Em relação à aplicabilidade, encontramos mínimo relato de sintomas adversos (média=1,46; DP=2,11) e altos níveis de sensação de presença (média 138,04; DP=14,80), e não houve diferença entre os grupos com e sem CCL. Ao analisarmos a estabilidade, encontramos de boa a excelente correlação em curto prazo (CCI=0,78) e uma correlação razoável em longo prazo (CCI=0,58). Conclusões: O sistema de realidade virtual foi aplicável em idosos e mostrou boa correlação na estabilidade de curto prazo. (AU)

Processo FAPESP: 16/04984-3 - Avaliação da orientação topográfica em um ambiente de realidade virtual em pacientes com comprometimento cognitivo leve
Beneficiário:Sonia Maria Dozzi Brucki
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa eScience e Data Science - Regular
Processo FAPESP: 14/22348-1 - Efeitos da reabilitação virtual no controle postural, cognição e qualidade de vida de pacientes com doença de parkinson
Beneficiário:José Eduardo Pompeu
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular