Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

É POSSÍVEL O PROFESSAR ANÔNIMO? A VOZ AINDA DISSONANTE DE VIOLETA LEME

Texto completo
Autor(es):
Caroline Fanizzi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 43, 2022-07-13.
Resumo

RESUMO O presente artigo visa apresentar uma discussão acerca dos contornos da palavra e da ação docentes em nossa sociedade. A reflexão é conduzida e inspirada pela narrativa de uma professora que, no início do século XX, decide tornar pública a sua experiência nas escolas do estado de São Paulo e transformá-la em um livro intitulado O calvário de uma professora (1928). Orientados por aportes da filosofia e da psicanálise na educação, os argumentos aqui desenvolvidos buscam examinar as implicações, ao ofício docente e ao professar, de uma educação compreendida como atividade fabricadora, regida por uma lógica tecnocrática, que rechaça a fragilidade e a imponderabilidade próprias à ação educativa. (AU)

Processo FAPESP: 20/01667-2 - O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação
Beneficiário:Caroline Fanizzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 19/14645-0 - O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação
Beneficiário:Caroline Fanizzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado