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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aquisição de linguagem a exceder a fala: gestos de bebês e função interpretativa do cuidador

Texto completo
Autor(es):
Amanda Larissa Nogueira [1] ; Kelly Cristina Brandão da Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada; v. 38, n. 2 2022-08-01.
Resumo

RESUMO A linguagem é um conjunto multimodal, intrinsecamente relacionada à constituição psíquica e pode ser avaliada por outros elementos, além da fala. Objetiva-se discutir os efeitos dos gestos do bebê e da atividade interpretativa do cuidador no processo de aquisição da linguagem em bebês com histórico de internação neonatal. Estudo exploratório, qualitativo e retrospectivo. Amostra composta por quatro díades cuidador-bebê, com histórico de internação neonatal. Dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e videogravações. Os resultados indicam que a atenção à produção gestual, à interação cuidador-bebê e à função do cuidador como significador das produções infantis auxiliam o acompanhamento e a avaliação do processo de aquisição de linguagem. (AU)

Processo FAPESP: 17/13697-0 - Acompanhamento de crianças entre 3 e 4 anos e 11 meses de idade, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil
Beneficiário:Amanda Larissa Nogueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Processo FAPESP: 16/21630-0 - Sinais de risco e sofrimento psíquico na primeira infância: identificação e estratégicas de intervenção
Beneficiário:Kelly Cristina Brandão da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular