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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

“O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental?” – o olhar de crianças que frequentam um projeto de contraturno escolar

Texto completo
Autor(es):
Bruna Melo Martins [1] ; Paula Maria Cervelino [2] ; Maria Fernanda Barboza Cid [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 33, 2022-09-12.
Resumo

Resumo Este estudo teve como objetivo explorar as percepções de 23 crianças de 9 a 11 anos a respeito dos fatores ? presentes no contexto de uma instituição de contraturno escolar ? que favorecem e dos que prejudicam sua saúde mental. Para a produção dos dados foi utilizado o recurso do foto-voz. As análises das fotografias produzidas foram feitas de maneira coletiva e participativa. O brincar, a prática de esportes, as atividades educativas e o contato com a natureza foram apontados como favorecedores da saúde mental; o bullying e outras práticas de violência foram percebidos como prejudiciais. Verificou-se que as crianças demonstraram clareza sobre aquilo que as afeta, portanto, ouvi-las parece ser um caminho para os processos de elaboração de políticas e ações educacionais mais efetivas. (AU)

Processo FAPESP: 18/23485-3 - Dialogando com crianças sobre saúde mental e contra-turno escolar: um estudo participativo
Beneficiário:Paula Maria Cervelino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica