Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alexandre Rodrigues Ferreira: as estratégias narrativas das “Observações gerais e particulares sobre a classe dos mamais” (1790)

Texto completo
Autor(es):
Breno Leal Ferreira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História; v. 42, 2023-06-26.
Resumo

Resumo A proposta deste artigo é refletir sobre as estratégias narrativas empregadas pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira nas “Observações gerais e particulares sobre a classe dos mamais”, assinadas em 1790, de maneira a atender a alguns dos objetivos da Viagem Filosófica (1783-1792) pelas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro e Mato Grosso. A partir do cotejamento de textos, analisaremos as escolhas e as apropriações textuais feitas de livros e manuscritos consultados durante a expedição. Além disso, mostraremos também que no escrito se apresentam conhecimentos que foram resultado de observações próprias do naturalista e de apropriações de saberes indígenas. (AU)

Processo FAPESP: 16/23264-1 - A grande cadeia do ser: o Reino Animal no olhar dos naturalistas viajantes portugueses e luso-americanos (1772-1818)
Beneficiário:Breno Ferraz Leal Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado