Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A neta de Ahira: palavras de uma pajé mehinako

Texto completo
Autor(es):
Aline Regitano [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.; v. 18, n. 3 2023-11-27.
Resumo

Resumo Este artigo apresenta uma abordagem etnográfica do xamanismo mehinako, suas materialidades e inovações. Para a vasta literatura sobre temas clássicos como parentesco, xamanismo e ritual, a presença das mulheres é tímida, inexpressiva. Ademais, lideranças e xamãs têm sido descritos normativamente como homens. A partir da trajetória de Kamaya (Iamony) Mehinako, incluindo sua iniciação xamânica, este artigo analisa a atuação de mulheres líderes e xamãs nos contextos de suas comunidades e para além delas. Os dados mehinako são analisados em diálogo com trabalhos da literatura da região (Barcelos Neto, 2008; Figueiredo, 2015; Guerreiro, 2015), com objetivo de refletir sobre gênero e corporalidade mehinako, a relação com a cidade e as transformações recentes. É com o interesse de verificar o lugar dessas mulheres junto ao seu povo, ao tecer redes de cuidado, e produzir cotidianamente, a um só tempo, parentesco e alteridade que esse texto se projeta. (AU)

Processo FAPESP: 17/12972-8 - Conceber, gestar, parir e nutrir: corpo e socialidade entre mulheres alto-xinguanas
Beneficiário:Aline de Paula Regitano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 19/26364-5 - Tsukuyalu Iaiacapíri (papo de grávida): Corporalidade e relações de gênero a partir do parto Mehinako
Beneficiário:Aline de Paula Regitano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado