Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história

Texto completo
Autor(es):
Humberto Perinelli Neto [1] ; Rodrigo Ribeiro Paziani [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exata. Departamento de Educação - Brasil
[2] Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. Colegiado de História - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 35, 2024-02-26.
Resumo

Resumo O presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica. (AU)

Processo FAPESP: 19/18429-0 - Formação docente e narrativa cinematográfica: contribuições estéticas e epistemológicas dos filmes de Eduardo Coutinho para o ensino de História no ensino fundamental I (anos iniciais)
Beneficiário:Humberto Perinelli Neto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular