Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

NÃO É NINGUÉM, É O PROFESSOR! SOBRE A FIGURA DOCENTE E O SEU OFÍCIO

Texto completo
Autor(es):
CAROLINE FANIZZI [1] ; JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE CARVALHO [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 40, 2024-02-23.
Resumo

RESUMO: O presente artigo visa examinar de que modo os esforços empreendidos no sentido de substituir a pessoalidade da ação docente pela tecnicidade impessoal de sua atividade afetam o professor e o ofício docente. O discurso de tecnicização da educação, discurso estruturado em torno de uma pretendida completude, centralidade e autonomia da dimensão técnica e metodológica do educar, concebe a educação como uma atividade que prescinde da presença de um alguém, de um sujeito a quem se faz possível o usufruto de um lugar de ação e enunciação. O que resta ao ofício docente diante dos esforços que visam reduzi-lo a uma atividade guiada pela lógica da produção fabril, marcada pela repetição automatizada de processos que independem da unicidade e pessoalidade daquele que a realiza? Estaria essa condição relacionada a queixas, adoecimentos, sentimentos de desvalorização e impotência frequentemente enunciados pelos professores? O exame desses questionamentos será feito à luz de uma fenomenologia das atividades humanas, tal como a concebe Hannah Arendt, e de escritos que buscam compreender a educação a partir dos aportes da psicanálise. (AU)

Processo FAPESP: 20/01667-2 - O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação
Beneficiário:Caroline Fanizzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 19/14645-0 - O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação
Beneficiário:Caroline Fanizzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado