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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula dos Santos de Sá ; Carlinda Leite
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 105, 2024-05-13.
Resumo

Resumo: O artigo analisa a frequência e o modo como a leitura pessoal é trabalhada no eixo literário de livros escolares do Brasil e de Portugal. O corpus foi constituído por 73 exercícios de compreensão textual pertencentes a dois manuais de Português do 4º ano da escolaridade básica, sendo um exemplar de cada país. A análise, fundamentada na técnica de análise de conteúdo, foi composta pelas etapas de mapeamento e de categorização das amostras, e seus resultados foram discutidos quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam que são pouco frequentes exercícios que solicitam a expressão da subjetividade. Em ambos os casos, são preponderantes atividades de viés pessoal centradas no gosto, na concordância/discordância e na emissão de opinião, sendo raramente propostas questões sobre a identificação/não identificação com o texto. O maior ponto de divergência entre o manual brasileiro e o português diz respeito ao lugar ocupado pelas perguntas pessoais na sequência didática, o que suscitou reflexões sobre as implicações de se promover a expressão da subjetividade antes e/ou após a leitura. (AU)

Processo FAPESP: 21/15222-5 - Educação para a cidadania e formação do sujeito-leitor nos livros didáticos pós-BNCC: análise a partir do referencial teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva
Beneficiário:Ana Paula dos Santos de Sá
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado