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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O SÉCULO XVIII E A LEITURA COMO ATO POLÍTICO: ILUMINISMO E REVOLUÇÃO

Texto completo
Autor(es):
Carlota Boto [1] ; Sophia Calil Breymaier [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 45, 2024-11-22.
Resumo

RESUMO A nova historiografia do fim do século XX nos faz lançar um olhar diferente sobre o Iluminismo, para sua pluralidade e nuanças, e também levantou novos questionamentos sobre os modos de vida, as práticas e seus agentes nos diferentes contextos sociais. A respeito da história do livro e da leitura, tanto Robert Darnton como Roger Chartier são historiadores de referência, com os quais nos propomos a dialogar neste artigo, mediante uma metodologia de análises bibliográficas. Tendo como recorte a França do século XVIII, pretendemos pensar o tema da leitura como ato político, mais especificamente o papel da circulação dos impressos e das práticas de leitura na elaboração de um pensamento político e crítico e na formação da opinião pública. (AU)

Processo FAPESP: 18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)
Beneficiário:Diana Gonçalves Vidal
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático