Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Perda auditiva unilateral: benefício e satisfação com o uso do AASI

Texto completo
Autor(es):
Maria Renata José [1] ; Patrícia Danieli Campos [2] ; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Curso de Fonoaudiologia
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Clínica de Fonoaudiologia Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Curso de Fonoaudiologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; v. 77, n. 2, p. 221-228, 2011-04-00.
Resumo

Aperda auditiva unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha. Os problemas acometidos pela privação sensorial podem ser minimizados com o uso do Aparelho de Amplificação Sonora individual (AASI). OBJETIVO: Analisar a correlação entre a diferença do ganho prescrito e ganho de inserção com os resultados obtidos em relação ao benefício e a satisfação quanto ao uso do AASI por pacientes deficientes auditivos unilaterais. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo, com 15 indivíduos, com média de idade de 41,6 anos, de ambos os gêneros, usuários de AASI de maneira efetiva. Foi utilizado o Questionário internacional de Resultados para Aparelhos de Amplificação Sonora (International Outcome Inventory for Hearing Aids - iOi-HA) e medidas com microfone sonda. RESULTADOS: As médias obtidas nas análises do iOi-HA por item foram positivas e superiores a quatro pontos. Em relação às medidas objetivas, as frequências nas quais foram atingidos os valores do ganho obtido mais próximas ao target foram: 1K Hz, 2K Hz e 500 Hz, respectivamente. CONCLUSÃO: A satisfação em indivíduos usuários de AASI unilateralmente não está totalmente correlacionada ao ganho prescrito, pois mesmo não sendo atingido o target em algumas frequências, os indivíduos apresentam satisfação quanto ao uso de seus aparelhos auditivos. (AU)

Processo FAPESP: 09/00768-0 - Perda auditiva unilateral: benefício e satisfação com o uso do AASI
Beneficiário:Maria Renata José
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica