Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O papel da informação como medida preventiva ao uso de drogas entre jovens em situação de risco

Texto completo
Autor(es):
Zila van der Meer Sanchez [1] ; Lúcio Garcia de Oliveira [2] ; Luciana Abeid Ribeiro [3] ; Solange Aparecida Nappo [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
[2] Centro de Informações sobre Saúde e Álcool
[3] Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
[4] Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. saúde coletiva; v. 15, n. 3, p. 699-708, 2010-05-00.
Resumo

Entre os jovens, o uso de drogas ilícitas é um problema de saúde coletiva que desperta atenção. Poucos estudos sobre motivos para o não-uso de drogas exploram o real papel da informação como método preventivo. Este estudo pretende analisar, entre adolescentes e jovens em situação de risco, os motivos para o não-uso de drogas ilícitas destacando o impacto da informação como fator protetor. Através de metodologia qualitativa, adotou-se uma amostra intencional, selecionada por informantes-chave e por "bola-de-neve". Foram entrevistados 62 adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos, de baixa classe socioeconômica. Destes, 32 eram não-usuários de drogas (NU) e 30 eram usuários pesados (U). Entre o grupo NU, a informação destacou-se como principal motivo de não-uso, através do conhecimento de aspectos positivos e negativos. O principal meio de veiculação foi a família, seguido da observação da experiência negativa vivenciada por amigos que já faziam abuso. Em contrapartida, no grupo U, prevaleceu a falta de informação ou a disponibilidade de conhecimentos vagos. Dispor de informações adequadas sobre o tema "drogas" parece essencial à prevenção do uso experimental entre adolescentes e jovens em situação de risco. No entanto, a informação que mais parece eficaz é a transmitida pela família. (AU)

Processo FAPESP: 01/11702-9 - Razões que levam determinados jovens, mesmo expostos a fatores de risco, a não usarem drogas psicotrópicas
Beneficiário:Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 02/06929-7 - Razoes que levam determinados jovens, mesmo expostos a fatores de risco, a nao usarem drogas psicotropicas.
Beneficiário:Solange Aparecida Nappo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular