Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0

Texto completo
Autor(es):
Marcelo El Khouri Buzato [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem. Departamento de Linguística Aplicada
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 26, n. 3, p. 283-303, 2010-12-00.
Resumo

Busca-se construir uma perspectiva relacional e crítica para os novos letramentos/letramentos digitais no campo das discussões correntes sobre inclusão digital e inovação tecnológica. Parte-se da tríade geradora dos sentidos para inclusão na modernidade tardia, a saber, (des)igualdade, diferença, (des)conexão. Examinam-se teorias contem porâneas de apropriação tecnológica, assim como dois modelos de inovação tecnológica, ditos ascendente e descendente, em relação a essa tríade. Resultados desse exame são propostos como fundamentação para uma análise crítica de propostas de inovação peda gógica em torno das novas tecnologias, em especial da assim chamada Web 2.0. (AU)

Processo FAPESP: 09/00671-7 - Letramento, fronteiras e cultura digital
Beneficiário:Marcelo El Khouri Buzato
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular