Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condições experimentais facilitadoras para a aprendizagem de discriminação por bebês

Texto completo
Autor(es):
Thais Porlan de Oliveira [1] ; Maria Stella C. de Alcântara Gil [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos
[2] Universidade Federal de São Carlos
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 24, n. 1, p. 5-18, 2008-03-00.
Resumo

A investigação sobre a aprendizagem de discriminações simples e condicionais por bebês requer um planejamento experimental com variáveis e características da situação apropriadas às peculiaridades da população. Foi descrito o desempenho de quatro bebês de 12 a 24 meses em relação a: tarefas de discriminação, reversão e remediativos; condições gerais dos procedimentos experimentais - brincadeiras entre tentativas; brincadeira após o encerramento da sessão; número de tentativas por sessão ou de respostas corretas para atingir o critério de aprendizagem. Os bebês participaram de um entre dois experimentos em uma creche onde foi instalado um aparato para ensino de discriminação. Análises continuadas do comportamento dos participantes permitiram identificar relações entre as respostas deles e a natureza do contato social com experimentador e a variedade dos estímulos com função prevista ou não no planejamento experimental. A manipulação das variáveis selecionadas produziu: aumento do tempo de permanência dos bebês na situação; aumento das respostas dos bebês direcionadas ao aparato e o aumento do número de acertos. (AU)

Processo FAPESP: 01/05178-5 - Experimentação e análise de contingências em situação natural no estudo da aprendizagem de relações entre estímulos arbitrários por bebês
Beneficiário:Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa