Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Obesidade e baixa estatura: estado nutricional de indivíduos da mesma família

Texto completo
Autor(es):
Marinho, Sheila P. ; Martins, Ignez S. [2] ; Oliveira, Denize C. de ; Araújo, Eutália A. C. de
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano; v. 17, n. 1, p. 156-164, abr. 2007.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Assunto(s):Transtornos da nutrição infantil   Fatores de risco   Obesidade   Crianças   Adolescentes
Resumo

O déficit estatural na infância e a obesidade associada à baixa estatura na fase adulta são, respectivamente, indicativos de desnutrição crônica e de desnutrição pregressa. Podem ter determinantes comuns de natureza biológica e sócio-ambiental. Tendo em vista o fornecimento de subsídios para o entendimento dessa relação, é objetivo deste trabalho verificar a distribuição de estados nutricionais entre filhos e pais pertencentes a famílias pauperizadas e os fatores de natureza social e biológica envolvidos. Foram estudadas 214 crianças de até e 5 anos e 293 de idade igual ou maior de seis anos (6 a 18 anos) e seus respectivos pais. A escolaridade materna, o número de cômodos do domicílio, a idade menor de 24 meses, os problemas ao nascer, baixa estatura da mãe, principalmente quando acompanhada de obesidade, associaram-se ao déficit estatural nas crianças de até cinco anos. As associações com a altura do pai foram fracas. Ao contrário das crianças de até 5 anos, os indivíduos de 6 a 18 anos foram mais sujeitos às condições sócio-ambientais e familiares adversas. O tipo de residência, ausência do pai e presença de alcoolista na família, número de indivíduos no domicílio, trabalho e atraso escolar, mãe obesa com baixa estatura e pai com baixa estatura foram fortemente relacionadas com o déficit estatural. (AU)

Processo FAPESP: 96/08081-2 - Saúde, educação, trabalho e alternativas de emprego e desenvolvimento nos municípios de Monteiro Lobato e Santo Antonio do Pinhal, São Paulo
Beneficiário:Ignez Salas Martins
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular