Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Habilidades fonológicas em crianças com gagueira

Texto completo
Autor(es):
Rafaela Rossi [1] ; Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto [2] ; Cláudia Fassin Arcuri [3] ; Clara Regina Brandão de Ávila [4] ; Ana Maria Schiefer [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 16, n. 1, p. 167-173, 2014-03-00.
Resumo

Objetivo : estudar as características de desenvolvimento fonológico de crianças gagas e não-gagas, e investigar possível associação entre a presença de gagueira e a de processos fonológicos.Métodos : foram selecionadas 20 crianças (10 gagas), do sexo feminino e masculino, entre 04 a 08 anos de idade, pareadas por sexo e idade. As crianças do grupo de estudo tiveram diagnóstico de Gagueira e foram classificadas quanto a gravidade da patologia por meio do Stuttering Severity Instrument-3. Foram excluídas aquelas que apresentaram evidência de surdez, doenças neurológicas e/ou psiquiátricas. As crianças de ambos os grupos foram submetidas à avaliação fonoaudiológica e à aplicação das provas de Fonologia do Teste de Linguagem Infantil- ABFW.Resultados : no grupo de estudo foram observados 60% de processos fonológicos não esperados para a idade, enquanto que no grupo controle foram apenas 10%. As diferenças entre os grupos não foram estatisticamente significantes quanto à incidência de processos fonológicos. Há indícios de que o grupo de crianças gagas esteja mais predisposto à presença de pelo menos um processo fonológico.Conclusão : conclui-se que a metodologia utilizada na investigação dos processos fonológicos foi eficaz, mas devido à amostra reduzida não foi possível o aprofundamento da questão, ou seja, verificar se há uma diferenciação no desempenho de crianças gagas quanto aos processos fonológicos quando comparadas com as não-gagas. (AU)

Processo FAPESP: 09/54638-0 - Verificacao das habilidades fonologicas em criancas com gagueira.
Beneficiário:Rafaela Rossi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica