Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Produção e qualidade dos frutos de pessegueiro e nectarineira em clima subtropical do estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Sarita Leonel [1] ; Caroline Geraldi Pierozzi [2] ; Marco Antonio Tecchio [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[3] Instituto Agronômico de Campinas. Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Frutas
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 33, n. 1, p. 118-128, 2011-04-29.
Resumo

Tendo em vista que o conhecimento do comportamento de uma cultura, em determinada região, determina o sucesso da produção, a qualidade do produto final e a garantia de aceitação pelo mercado consumidor, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção e as características físicas e físico-químicas de frutos de cultivares de pessegueiro e nectarineira, cultivados ou não tradicionalmente em São Paulo, mas que possam vir a apresentar uma opção de diversificação aos fruticultores do município de Botucatu-SP, e regiões climáticas semelhantes. O experimento foi realizado durante três ciclos agrícolas: 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009, na Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu-SP. O clima da região é do tipo mesotérmico, Cwa, ou seja, subtropical úmido com chuvas no verão e seca no inverno. As cultivares de pessegueiro avaliadas foram: Turmalina, Cascata 968, Cascata 848, Cascata 587, Conserva 693, Precocinho, Diamante Mejorado, Oro Azteca, CP-9553CYN e Tropic Beauty. A cultivar de nectarineira avaliada foi 'Sun Blaze'. Foram avaliadas características de produção e qualidade dos frutos. Os resultados obtidos permitiram concluir que a cultivar Turmalina foi a mais produtiva. As cultivares Cascata 968 e Diamante Mejorado apresentaram o maior teor de sólidos solúveis, e as cultivares Cascata 587 e CP 9553 CYN, a maior relação sólidos solúveis/acidez titulável. (AU)

Processo FAPESP: 07/56368-5 - Desempenho agronômico de cultivares de pessegueiros e nectarineira, no município de Botucatu - SP
Beneficiário:Caroline Geraldi Pierozzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica