Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resistência de genótipos de abobrinha a Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)

Texto completo
Autor(es):
Edson L L Baldin [1] ; Ronaldo A Beneduzzi [2] ; Douglas R Souza [3] ; Efrain S Souza [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCA. Depto. Produção Vegetal
[2] UNICASTELO. FCA. Lab. Entomologia
[3] UNICASTELO. FCA. Lab. Entomologia
[4] UNICASTELO. FCA. Lab. Entomologia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 38, n. 4, p. 526-530, 2009-08-00.
Resumo

Ensaios foram realizados no campo visando avaliar a atratividade e a não-preferência para oviposição da mosca-branca Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B por genótipos de abobrinha (Cucurbita pepo) e também observar a sensibilidade dos genótipos (Novita, Sandy, Caserta Cac Melhorada, Novita Plus, Samira, Bianca, AF-2858 and Caserta TS) ao sintoma de prateamento foliar. O genótipo Sandy foi o menos atrativo à mosca-branca, enquanto que Novita Plus, AF-2858 e Samira foram os mais atrativos. O genótipo Caserta Cac Melhorada foi o menos ovipositado. Os genótipos Sandy e AF-2858 foram os mais produtivos, com as maiores médias de frutos produzidos. Os genótipos Sandy e Caserta Cac Melhorada apresentaram os menores índices de sintoma de prateamento foliar. (AU)

Processo FAPESP: 05/56916-7 - Resistencia de genotipos de milho a leptoglossus zonatus (dallas, 1853) (hemiptera: coreidae).
Beneficiário:Efrain de Santana Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica