Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reprodutibilidade de um teste microbiológico para estreptococos do grupo mutans

Texto completo
Autor(es):
Camila PINELLI ; Leonor de Castro Monteiro LOFFREDO [2] ; Mônica Campos SERRA [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Odontológica Brasileira; v. 14, n. 1, p. 13-18, 2000-03-00.
Resumo

Com o desenvolvimento de testes microbiológicos salivares simplificados tornou-se mais prático o diagnóstico de pacientes com baixa atividade, porém com alto risco de cárie. O propósito desta pesquisa foi avaliar a reprodutibilidade do CARITEST-SM®, um teste específico para estreptococos do grupo mutans. Catorze voluntários participaram do estudo. A produção de saliva foi estimulada com uma goma de mascar inerte e coletada até a obtenção do volume suficiente para a execução de dois testes - pertencentes a dois conjuntos de lotes diferentes de "kits" CARITEST-SM® (1 e 2) - aplicados para um mesmo indivíduo. Dois examinadores calibrados realizaram a leitura de forma independente e cega, classificando os resultados de duas maneiras: escores de 1 a 6, conforme recomenda o fabricante, e conforme a classificação quanto à contagem microbiológica, baixa e alta. Foi aplicada a estatística Kappa, segundo Light. Os resultados de concordância, conforme 6 escores, mostraram valores distintos para o conjunto dos "kits" 1 e para o conjunto dos "kits" 2, valendo, respectivamente, kapa = 0,57 e kapa = 0,21. Em relação à classificação conforme a contagem microbiológica, alta e baixa, os resultados foram kapa = 1,00, para o conjunto dos "kits" 1, ekapa = 0,55, para o conjunto dos "kits" 2. Assim, estes índices de concordância mostraram que a diferença no lote exerceu uma variabilidade no resultado. Além disso, houve maior concordância interexaminador quando se utilizou a classificação conforme a contagem microbiológica alta e baixa. (AU)

Processo FAPESP: 97/04921-9 - Eficacia de teste microbiologico para estreptococos do grupo mutans na avaliacao de risco de carie.
Beneficiário:Camila Pinelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado