Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso de sementes de Moringa oleifera para tratamento de águas superficiais

Texto completo
Autor(es):
José E. S. Paterniani [1] ; Marcia C. Mantovani ; Marcia R. Sant'Anna
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP. FEAGRI
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 13, n. 6, p. 765-771, 2009-12-00.
Resumo

Visou-se, no presente trabalho, estudar o uso de sementes de Moringa oleifera para tratamento de água superficiais por filtração lenta direta em mantas sintéticas não tecidas e por sedimentação simples. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, as tecnologias para tratamento de água devem proporcionar às pessoas que habitam em regiões carentes de água potável, a possibilidade de sua clarificação, de maneira fácil, auto-sustentável e a baixo custo. Os estudos referidos no presente trabalho sugerem haver potencial de aplicação da Moringa oleifera. Utilizaram-se, no tratamento da água com Filtração Lenta Direta, um floculador constituído de garrafa Pet e três filtros, do mesmo material, com mantas sintéticas não tecidas, empregadas na filtração lenta, com vazão de água afluente aos filtros de aproximadamente 4 m³ m-2 d-1. No processo de tratamento de água em que se avaliou a eficiência da operação de sedimentação, o floculador era de garrafas pet e um tanque de sedimentação. A água bruta empregada na realização dos experimentos foi a água sintética obtida por Bentonita, a qual apresenta características qualitativas adequadas aos ensaios. (AU)

Processo FAPESP: 03/07709-3 - Uso de coagulante natural obtido de sementes de Moringa oleifera para tratamento de água na zona rural
Beneficiário:José Euclides Stipp Paterniani
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular