Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anatomia do talo de Canoparmelia texana (Parmeliaceae, Ascomycota liquenizados)

Texto completo
Autor(es):
Suzana Bissacot Barbosa [1] ; Silvia Rodrigues Machado [1] ; Marcelo Pinto Marcelli [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista UNESP, Inst Biociencias, Dept Bot, BR-18618000 Botucatu, SP - Brazil
[2] Inst Bot, Secao Micol & Liquenol, BR-01061970 Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 10, n. 3, p. 149-154, 2010-09-00.
Resumo

Técnicas convencionais para estudos anatômicos em microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura foram utilizadas para descrever a histologia do talo de Canoparmelia texana, um líquen com ampla distribuição em ambientes abertos e bastante comum nos cerrados e em áreas urbanas no Brasil. Este estudo descreve um novo tipo de organização cortical para Parmeliaceae. Em C. texana o córtex superior é lacunar mostrando uma grande quantidade de pequenos espaços intracelulares. As características anatômicas incluindo a espessura da medula, o padrão de orientação das hifas, espessura das rizinas e inclusões de cristais aparentemente possuem um importante papel adaptativo para o sucesso de C. texana nos cerrados brasileiros. (AU)

Processo FAPESP: 00/12469-3 - Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do Cerrado (Senso lato) do estado de São Paulo
Beneficiário:Silvia Rodrigues Machado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático